A manutenção dos dentes equinos é conhecida como “grosar os dentes”. Neste processo, as pontas dos dentes são removidas, ajudando a criar uma superfície mais plana de mastigação. É preciso realizar os exames rotineiros e manutenção que precisam incluir a identificação e correção das anormalidades.
Os cavalos tendem a apresentar maiores problemas dentários devido à mudança dos hábitos alimentares, principalmente os animais que vivem estabulados, uma vez que, a alimentação menos grosseira e horários estabelecidos não favorecem o desgaste dos dentes. Já os animais que vivem a pasto têm maior desgaste do dente, pois a alimentação é mais grosseira e o silicato encontrado no capim ajudam no desgaste das pontas nos dentes. É importante ressaltar que o dente dos equinos crescem continuamente, e por isso a necessidade de observar as pontas que se formam, e se elas se desgastam na mesma proporção ou precisam que atendimento especializado.
Para evitar problemas com as pontas de dentes, que muitas vezes machucam a boca e impede ou prejudica que o animal use o bridão, é preciso realizar exames periódicos na arcaria dentária dos animais, ou seja, os dentes precisam ser grosados periodicamente.
Fonte: www.latinequinedentistry.com
Saiba mais sobre a importância da odontologia na equideocultura.