Os proprietários de equinos devem ter atenção constante e observar com cuidado os membros inferiores dos animais, sobretudo para verificar se há alguma anormalidade, já que a identificação da claudicação, também conhecida como manqueira, possibilitará um melhor tratamento quando identificada de forma precoce.
Essa doença é atualmente o motivo da maioria das consultas veterinárias em equinos e a causa do afastamento dos cavalos das atividades físicas, gerando perdas econômicas ao proprietário.
A claudicação consiste no comprometimento dos movimentos do animal, impedindo seu livre deslocamento em virtude de inflamações no sistema esquelético muscular do animal, causando ainda dores.
Possui também diferentes subnomenclaturas, de acordo com a gravidade, podendo ser causada por fatores externos ou até mesmo congênitos (hereditária).
O tratamento sintomático pode ser o primeiro passo a ser tomado, mesmo quando há ciência sobre o motivo da claudicação, com vistas a dar mais conforto ao animal por meio de medicamentos analgésicos.
Um tratamento específico buscará a cura definitiva. Por isso, no primeiro sinal, procure um médico veterinário, que recomendará exames específicos para a confirmação do caso.
Alguns equipamentos são utilizados para manutenção dos cascos dos equinos. Veja aqui.
Fonte: Só cavalos