Antes de iniciar um período de monta para a reprodução, é preciso que o profissional designado a tal função planeje uma série de etapas e procedimentos, sobretudo com o garanhão.
Estes animais precisam passar por uma alimentação balanceada, focada principalmente no consumo de proteínas, em quantidades específicas e relacionadas ao seu peso corporal, que não pode estar também acima do normal.
Por isso é preciso monitorar este peso, manter o casqueamento e a ferragem em boas condições, sem abrir mão das vacinações contra as principais doenças, horários regrados e ambientes limpos e seguros.
O próximo passo é criar condições para que o animal tenha contado visual com outros animais da propriedade, além de estipular o número de saltos diários, de acordo com a capacidade reprodutiva.
A monta também deverá ser amparada por profissionais qualificados, de modo a deixar o animal menos estressado possível, para que o coito seja realizado com êxito.
Estes são apenas alguns exemplos básicos e superficiais de como realizar o manejo reprodutivo de garanhões, sendo que o profissional interessado deve buscar o conhecimento como forma de garantir o sucesso de um projeto reprodutivo.
Quer saber tudo sobre manejo reprodutivo de garanhão e se tornar um profissional capacitado no assunto. Clique e confira.
Fonte: Blogspot