A alimentação balanceada está no topo dos itens imprescindíveis de manejo da criação de equinos. Por outro lado, a negligência a esta questão ou mesmo o erro podem ocasionar muitos transtornos na vida do animal, além de prejuízos ao seu dono.
A doença da Cara Inchada, por exemplo, é resultado da carência de cálcio, vitamina D, além de outros nutrientes, sendo os ossos da face os primeiros a manifestar esse equívoco. O problema pode ainda trazer prejuízos ortopédicos.
A cólica e a diarreia são também, na maioria dos casos, proveniente da alimentação comprometida, estragada, ou com o prazo de validade expirado.
E por fim, podemos citar a Laminite, que é uma inflamação dos cascos, por conta do aumento da produção de acido lático, resultado do consumo demasiado de grãos.
Adquirir alimentos de qualidade e contar com um especialista em nutrição, que possa cuidar da alimentação balanceada destes animais, é o melhor caminho para evitar tais problemas.
Conheça as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos equinos e garanta a qualidade nutricional para seu animal, evitando perdas e prejuízos. Confira aqui.
Fonte: Clube do Hipismo