Para que o nascimento e desenvolvimento dos potros ocorram de forma saudável são necessários alguns cuidados, que se relacionam aos animais prenhes, uma vez que a saúde do filhote depende dos cuidados que são destinados às fêmeas durante a vida intrauterina do potro.
As imunoglobulinas são repassadas ao filhote com a ingestão do colostro, por isso é importante que as fêmeas sejam vacinadas. O colostro contém eletrólitos, proteínas, gorduras e carboidratos, ele deve ser ingerido nas primeiras 24 horas de vida.
O cordão umbilical deve ser rompido por tração manual, pelo menos cinco minutos após o nascimento, deste modo todo o sangue contido na placenta será transferido para o neonato. A desinfecção e limpeza devem ser feita sem seguida, o engrossamento do cordão umbilical pode ser sinal de uma infecção.
A vermifugação deve ser feita logo que o potro completar 30 dias de vida é necessário o uso de produtos adequado, indicado por profissionais capacitados. A vacinação deve ser feita a partir de 4 meses, e logo após o animal é desmamado.
Saiba mais sobre o manejo reprodutivo em equinos. Confira.
O que fazer em caso de picada de cobras em equinos?
Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos veterinários.
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos