No Sertão do Ceará distrito de Cachoeira, em Itatira, a 220 km de Fortaleza um apicultor leva um jumento para extrair mel.
De acordo com Manuel Juraci de 59 anos, dono do animal, o ""jumento apicultor"" é vestido com roupas de proteção e ajuda a retirar do apiário cerca de nove litros de mel por dia. "O Boneco é o único em todo o Brasil que faz esse trabalho", diz o dono.
Em Itatira, maior produtora de mel no Ceará, 120 apicultores chegam a colher aproximadamente 90 mil quilos de mel por ano. A seca que atinge o sertão cearense expulsou as abelhas e ver o jumento Boneco vestido de apicultor está cada vez mais raro, por enquanto o dono suspendeu as atividades do jumento no apiário.
Manuel Juraci, além de apicultor também é inventor, na cidade ele é conhecido como professor Pardal, referência a um personagem de quadrinhos que era inventor. Juraci criou, por exemplo, um colhedor de manga, centrífuga para mel e brinquedos para crianças. Até um protótipo de helicóptero faz parte da coleção de invenções.
Fonte: G1
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?