Instrumentos essenciais na odontologia equina

A odontologia equina vem registrando nos últimos anos um aumento de atendimentos e demanda por novos profissionais da área. Isso graças aos inúmeros estudos e a conscientização dos proprietários de que a falta de saúde bucal destes animais pode comprometer o rendimento e causar até mesmo a morte.

A saúde bucal, além de proporcionar uma boa mastigação, garantindo a correta digestão dos alimentos, evita também uma das doenças mais comuns de equinos, que são as cólicas estomacais.

Sendo assim, a importância desta especialidade se deve também em grande parte graças aos avanços tecnológicos e aperfeiçoamento das ferramentas necessárias no dia a dia de uma clínica veterinária.

Um especialista deve ter e compreender sobre os múltiplos usos destes materiais, como por exemplo, o espéculo ou abre-boca, que, assim como o nome diz, tem a importante função de manter a boca do animal em uma situação estável para a intervenção.

A seringa para lavagem é outra ferramenta essencial e voltada para a lavagem da boca do animal, retirando as impurezas antes do exame. Além do uso das canetas odontológicas.

Uma clínica deve conter ainda o fotóforo, indispensável para iluminar o interior da boca do animal, melhorando a qualidade visual. Temos ainda o cabresto odontológico, que tem como objetivo manter a cabeça do equino suspensa e imóvel.

Estes são apenas alguns exemplos básicos de equipamentos essenciais na odontologia equina que vem, ao longo dos anos, sendo aperfeiçoados de modo a facilitar a atuação do profissional.

Confira alguns desses equipamentos que auxiliam os profissionais no dia a dia das clínicas veterinárias. Clique aqui.

Fonte: Informativo Equestre