A infertilidade de garanhões pode ser caracterizada como a falta de capacidade parcial ou total de procriação, por motivos variados, fazendo com que o animal deixe de gerar potros.
Grande parte deste problema está relacionado à disfunção da espermatogênese, a qual é desencadeada por inflamações, aumento da temperatura local, além de outros problemas virais, que tornam inviável a irrigação sanguínea na bolsa escrotal, causando a morte das células da região.
Entretanto os motivos podem ser os mais variados possíveis, abrangendo até mesmo as condições psicológicas do animal, mudanças de rotina, cansaço, estresse, idade avançada, etc.
Diante disso, a medicina veterinária vem desenvolvendo pesquisas e obtendo avanços ao longo dos anos, de forma que busca soluções para o problema.
Há atualmente ótimas alternativas de tratamento e cura, exigindo dos profissionais reciclagem constante, de forma a acompanhar estas descobertas.
Problemas relacionados ao comportamento sexual são a segunda mais frequente causa de distúrbios reprodutivos. Conheça alguns métodos que auxiliaram no diagnóstico da infertilidade. Clique aqui.
Fonte: Informativo Equestre