Dentre os ectoparasitas os mais importantes a serem considerados são as moscas, os piolhos, os ácaros e os mosquitos.
As moscas se caracterizam por serem extremamente incómodas devido às picadas e reações cutâneas, mas é importante está ciente que elas também podem disseminar infecções bacterianas. Já os mosquitos são mais importantes, pois são considerados vetores de doenças. Os piolhos podem causar incómodo, prurido, lesões na pele e perda de pelo dos equinos. Os ácaros causam irritações na pele, podendo também lesionar as crinas e parte superior da cauda.
Os sintomas causados por ataque dos parasitas nos cavalos são: por moscas – agitação, irritação, picadas com reações na pele, ovos das moscas na parte inferior dos membros; por mosquitos – picadas, reações de pele, doenças transmitidas por vetores, dermatite alérgica, abanar a cabeça; por piolhos: perda de pelo, coçar, perda de peso, diminuição da performance; por ácaros – sacudir os membros, esfregar os membros posteriores, feridas nos membros, crinas e parte superior da cauda, afeta a cabeça, crinas, cauda e orelhas.
Após a observação dos sintomas o diagnóstico é dado com testes dermatológicos, exames clínicos, raspagem de pele, dependendo do ectoparasita responsável. O diagnóstico deve ser dado por um profissional, assim como o tratamento indicado.
Quais as principais doenças que acometem os equinos? Como realizar os primeiros socorros em equinos? Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca do equino? Fonte: Zoetis
Adaptação: Escola do Cavalo