As infecções causadas por vírus são muito comuns no ambiente equino, principalmente quando as condições sanitárias não estão adequadas.
Estas infecções, por sua vez, geram doenças de diferentes características e que podem causar problemas respiratórios e até neurológicos. Muitas vezes o animal pode inclusive portar o vírus, mas não manifestá-lo por meio de sinais. Ou pode haver uma situação de estresse que “derrube” o sistema imunológico, fazendo com que o animal passe a manifestar a doença.
A transmissão destes vírus pode ocorrer através de contato com outros animais infectados, secreções ou até mesmo no ar.
Febre, depressão, anorexia e tosse são algumas das manifestações mais comuns. Os diagnósticos destas doenças são realizados, em grande parte, em laboratórios, por meio do sangue ou de amostras.
Já os tratamentos contam principalmente com antibióticos e anti-inflamatórios, sendo muito importante que o proprietário esteja informado sobre métodos de prevenção e calendário de vacinação.
Amplie seu conhecimento com técnicas aplicadas na prática sobre a veterinária equina e saiba como atuar diante dessa e outras situações. Confira.
Fonte: Informativo Equestre