A 19ª exposição Internacional do Cavalo Árabe que se realizou de 06 a 09 de setembro no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP, acolheu nos quatro dias criadores, expositores e vários admiradores da raça.
A abertura da Exposição foi na quinta-feira, dia 6, às 15h30, com o julgamento da Internacional de Performance, Provas Montadas, na qual é analisado o condicionamento do animal sob o comando do cavaleiro ou condutor. Nesta categoria foram disputadas as provas de English Pleasure Estreantes, Montaria em Traje Típico e Western Pleasure Futurity.
Na sexta-feira, dia 7, às 9h30, teve inicio a competição da Breeders'Cup na qual participaram cavalos de 6 a 36 meses que nunca foram vendidos ou transferidos, apenas criados e expostos. Foram 40 animais avaliados por sua conformação pelo sistema de notas, e o grande vencedor foi Pedro Francisco do Amaral, proprietário do Haras El Madan, que apresentou excelentes produtos. “Estou supersatisfeito. Evidentemente é um prêmio muito cobiçado por todos os criadores e depois de vários anos tentando chegou o momento para nós conseguirmos esse prêmio. É um mérito de toda a equipe do Haras El Madan e estou realmente muito feliz”, comemorou Pedro Amaral.
No início da noite, ainda pela competição Internacional de Performance, foram disputadas as provas de Pleasure Driving Estreantes e Western Pleasure Castrados.
Na manhã de sábado, dia 8, ás 9h, teve início o julgamento da Copa Brasil de Criadores com a competição de Halter – Conformação – onde é avaliada a estrutura e a movimentação de cada cavalo. Nessa categoria participaram: Junior Fêmea, Junior Macho, Potranca e Potro. E dando continuidade a esse julgamento os animais que competiram pela Internacional foram: Junior Fêmea, Junior Macho e Potranca. Ainda no sábado à noite, o Centro de Treinamento Chiquinho Rego Training Center, localizado em Itu/SP, abriu suas portas para o primeiro Open House FT Elite. A dupla Flávia Torres, proprietária do Haras Quatro Estações, e Chiquinho Rego prepararam uma belíssima festa onde os convidados puderam realizar grandes negócios com a compra de animais e também direitos de utilização de óvulos de algumas de suas principais matrizes.
Na manhã de domingo foi a vez das crianças tomarem conta da pista e proporcionarem um belo espetáculo que comprovou que a paixão pelo Cavalo Árabe realmente passa de pai para filho. A prova montada de Wertern Pleasure Lead-Line foi realizada por 8 crianças que tinham de 02 a 09 anos de idade. Um dos objetivos da prova é iniciar a interação dos pequenos com os cavalos e com o ambiente das exposições. Logo após finalizou-se a Copa Brasil de Criadores, competição de Halter na qual foram julgados: Égua, Cavalo Castrados, Melhor Cabeça, Progênie de Pai/Mãe e Grupo de Criação.
Pela Internacional competiram as categorias: Potro, Égua, Cavalos, Castrados, Apresentador Mirim – Junior, Melhor Cabeça, Progênie de Pai/Mãe, Grupo de Criação e Prova em liberdade.
O júri responsável pela avaliação das competições foi composto pelos brasileiros: João Oscar R Guardia, Luiz Álvaro Moreira Rocco, Marcelo Ferraz Borges, além de Joseph Polo, dos Estados Unidos e Jorge Côncaro, da Argentina. Todos foram unânimes ao afirmar que a exposição foi um sucesso e que o nível dos animais apresentados foi excelente, espetacular.
Nos quatro dias do evento os criadores, expositores e público em geral afirmaram que a exposição foi muito bem organizada, todos puderam curtir de perto toda a beleza e versatilidade dos 148 Cavalos Árabes que foram julgados. Alguns ressaltaram ainda que o ambiente amigo e familiar resultou numa grande confraternização.
Fonte: Mercado Horse
Adaptação: Escola do Cavalo
Curso de Anestesia em Equinos a Campo
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você
Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos?
Surto de gripe equina no Distrito Federal