Alguns cuidados básicos são essenciais para que a saúde e o porte dos equinos sejam protegidos. Além das necessidades básicas, como exercícios e alimentação, o cavalo exige ainda uma atenção especial no que diz respeito à sua limpeza e higienização.
Para a realização da limpeza o recomendado é que se faça a limpeza profunda. A escovação do animal deve ser o primeiro procedimento, sua pelagem deve ser limpa com uma almofaça (de preferência de borracha), removendo sujeiras e marcas de suor, o processo ajuda ainda a ativar sua circulação sanguínea. A escovação deve ser feita em movimentos circulares anti-horário, começando pela crina, no topo do pescoço, até a cernelha, dorso, garupa e, por fim, a cauda. Já o focinho deve ser escovado com uma cardoa de fios macios, para que seja possível remover toda a sujeira. As orelhas, olhos e narinas devem ser higienizados com uma esponja úmida.
Para desembaraçar os fios da crina e da cauda, pode se utilizar algum produto para facilitar o processo. Especialmente no couto da cauda, uma esponja úmida (à parte) também pode ser usada, exclusivamente, para limpar a região.
Para remover a sujeira das ferraduras os cascos devem ser limpos com o ferro de cascos (Rinetes). A aplicação de óleos também é indicada para garantir hidratação, mas desde que seja orientada por um veterinário.
A pele do cavalo demora dias para repor a oleosidade que a protege, por isso, banhos só devem ser feitos em último caso. No caso de necessidade, o banho deve ser realizado em dias quentes, apenas com água e xampu – destacando produtos específicos, como os xampus com repelente de insetos e para controle de parasitas. O ensaboar deve começar pelas patas e depois, subir para o dorso. Já no enxágue, a água deve ser despejada diretamente do topo e seca com uma toalha.
Para a crina e cauda, deve-se umedecer as partes com o auxílio de uma esponja e depois aplicar os produtos, tomando cuidado com os olhos e orelhas do equino.
É aconselhado, no final da limpeza, massagear o corpo do cavalo com uma luva própria, feita de crina ou couro. A massagem proporciona relaxamento ao animal, completando os cuidados com sua higiene e bem-estar.
Estes cuidados ajudam prevenir doenças e trabalham a favor do controle de carrapatos dos cavalos. Assim, os animais estarão sempre dispostos, o que ajuda evitar prejuízos.
Fonte: Agroline
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Odontologia Equina
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais
A marcha do cavalo é definida pelo código genético de cada raça