Manter o equino limpo é uma questão de saúde e de ganhos também para o proprietário do animal. O procedimento é suma importância e demonstra a atenção e cuidado com o animal, que pode por vezes suar e deitar em cima de suas necessidades, atraindo insetos que podem ser inclusive agentes causadores de doenças.
Basicamente, a limpeza pode ser feita no animal diariamente, em um local aberto e arejado, com uma rasqueadeira para limpar os pelos.
Este instrumento não pode ser muito afiado, sob risco de causar algum ferimento no animal, e deve percorrer praticamente todo o corpo do equino, eliminando inclusive a possibilidade da instalação de fungos.
Após este procedimento, é recomendável que o proprietário utilize um pano seco para manter o pelo liso e brilhante.
A região dos olhos também pode ser higienizada, retirando remelas, afim de que não atraia bactérias responsáveis pela conjuntivite.
As narinas da mesma forma, o que proporcionará ao animal uma respiração mais suave e sem resíduos de poeira.
Há ainda técnicas para o uso da água, produtos especiais, limpeza dos cascos, sendo que a correta e efetiva higienização do animal passa por muitos outros detalhes.
Por isso, cabe ao dono do animal buscar o conhecimento acerca deste processo tão importante não apenas para a beleza, mas para a qualidade de vida do animal.
A qualidade de vida e desempenho do animal está relacionada aos cuidados diários. Confira! Clique aqui.
Fonte: Cavalos- Animias.info