Hérnia em equinos

A hérnia umbilical ocorre com grande frequência em potros, pode ser entendida como a passagem de uma parte do intestino para o umbigo ou ainda para uma cavidade mal formada, variando de acordo com o tamanho da abertura no umbigo do animal.

Pesquisadores acreditam que a principal causa da hérnia umbilical seja a hereditariedade e a predisposição genética do animal, consideradas como um ponto fraco. Para obter sucesso e animais perfeitos no processo de reprodução é importante avaliar o histórico do equino.

O potro que possui hérnia tem aumento de volume na região do ventre e na linha do abdômen. Após o diagnóstico deve-se iniciar o tratamento de acordo com orientações do médico veterinário. Essa anomalia se não for tratada precocemente de maneira correta poderá causas danos irreversíveis ao organismo do animal.

Saiba mais sobre essa anomalia que acomete os animais e se atualize. Clique aqui.

Fonte: Informativo Equestre