O HEP é uma doença rara caracterizada pela formação de uma massa benigna e progressiva que pode obstruir as vias nasais dos equinos e se estender para outros membros, inclusive os ossos da face. Cavalos idosos são os principais afetados e se não forem devidamente tratados podem ir a óbito em pouco tempo.
Essa enfermidade se manifesta através de muitas secreções expelidas de cores amareladas ou escuras, com odor acentuado, seguido de tosses, chiados e insuficiência respiratória, sendo que com o tempo o animal passa a apresentar baixa produtividade, principalmente se for um cavalo atleta.
Os principais exames para detectar a doença são a radiografia e endoscopia, as quais possibilitam uma visualização completa das regiões afetadas.
Entretanto, como a doença pode se assemelhar a outras, um diagnóstico mais detalhado, por meio de exame histopatológico, pode fazer a diferença.
O tratamento consiste na remoção da massa, por meio de medicamentos ou intervenção cirúrgica, dependendo de cada caso.
Para realização do diagnóstico concreto e tratamento o profissional deve estar capacitado na área e ter amplo conhecimento sobre a área equina. Confira.
Fonte: Informativo Equestre