Todos os anos uma grupo de amigos e amantes da cavalgada, mais conhecidos como o Grupo dos 11, se reúne para praticar uma aventura a cavalo. Neste ano o grupo resolveu cavalgar pela gelada Patagônia chilena.
No sábado (13), o grupo fez um reconhecimento dos caminhos por onde a equipe deve passar nos próximos dias. Segundo Demetrio Amono, publicitário e organizador da jornada, a chegada em Calafate foi boa, como prevista e sobrou até tempo para matar a fome com um cordeiro assado e vinho.
A cavalgada começou mesmo no domingo (14/10), quando o grupo se encontrou com a equipe de apoio em Laguna Amarga, para descansar e montar os cavalos para seguir viagem.
Ernesto de Souza, o editor de fotografia do Globo Rural, está acompanhando os cavaleiros e retratando um pouco da experiência do grupo e o dia a dia com os animais.
O Grupo dos 11 é formado por amigos de infância da cidade de Uberaba-MG, sendo que quatro são irmãos. A idade média do grupo é de 47 anos e os perfis são os mais variados. Conheça o perfil de cada participante do Grupo dos 11:
- Oscar Caetano Borges é zootecnista, pecuarista e triatleta. Chegou até a realizar uma prova de Iron Man. Ele também é remanescente da família que trouxe o Gado Zebu para o Brasil.
- Os quatro irmãos são Aluisio Caixeta Ribeiro, engenheiro; Fernando Caixeta Ribeiro, engenheiro e administrador de fazendas além de criador de cavalos; João Eduardo, médico oftalmologista e Ismael Caixeta Ribeiro, também médico oftalmologista.
- Luis Eduardo Teixeira é advogado.
- Juan Lebron, zootecnista de formação, é especialista em pecuária e atual executivo do Canal Rural. Segundo os amigos, Juan é um apaixonado por cavalos e um dos mentores do grupo.
- Breno Andrade, administrador e empresário do ramo de automóveis, além de criador de cavalos.
- Vinicius é engenheiro agrônomo, empresário e pecuarista.
- Ricardo Motta é juiz de direito em Uberaba e também pecuarista.
- Demetrio Amono é publicitário, vive em São Paulo há mais de 20 anos, mas é um amante da natureza e das aventuras longe das cidades.
Na Serra da Canastra foi onde o grupo começou a fazer as cavalgadas. A primeira grande cavalgada foi na Bahia em 2006, foi impulsionada pela vontade de experimentar novas aventuras onde os amigos pudessem estar juntos conciliando o prazer da cavalgada com o conhecimento de novos destinos.
De acordo com Demetrio, o grupo resolveu que neste ano de 2012, o grupo faria uma cavalgada internacional pela primeira vez. “Esta decisão foi difícil porque pela primeira vez em sete anos nós viajaríamos sem nossos próprios cavalos”, conta Demetrio.
Ele explica ainda que a escolha pela Patagônia chilena se deu pelas inúmeras atrações de Torres del Paine com glaciares, montanhas, rios e uma paisagem deslumbrante, além da disponibilidade de bons animais para a cavalgada.
Fonte: N1 Cavalos
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Cólica ou diarreia? Veja como diferenciar