Encontramos os fungos no meio ambiente e na pele dos animais, e alguns deles são capazes de causar doenças nos equinos. Geralmente, os problemas de pele que acometem os equinos não são preocupantes, alguns se resolvem naturalmente e outros precisam se observados e tratados.
Os animais que apresentam prurido intenso coçam muito, o que leva a feridas que é um canal de entrada para todos os tipos de infecções.
Os fungos quando acomete os animais podem desenvolver doenças como a dermatofitose, principalmente quando encontram condições secundarias para a sua instalação, como o sistema imunitário enfraquecido. Os animais podem apresentar varias áreas de descamação e alopécia, com ou sem prurido.
As alergias também são frequentes e podem ser causados por alimentos e através do contato com produtos químicos, medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas, picadas de insetos, entre outros. Porém, as picadas das moscas são as principais causas de reações alérgicas entre os animais.
Os ácaros da sarna também provocam prurido intenso, provocando lesões na cabeça e no pescoço, na base da crina e da cauda, ou membros, mas em fases avançadas às lesões podem se espalhar a outras zonas.
Observado qualquer sintoma de alergias, o profissional capacitado deve ser avisado buscando sempre o melhor tratamento.
Fonte: Tudo sobre cavalos
Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca e os movimentos respiratórios?
Como Diferenciar o Animal Saudável do Animal Doente?
Equipamentos para profissionais da área de equinos. Veja ofertas.