O Programa Nacional de Sanidade dos Equinos (PNSE) depende da atuação dos médicos veterinários que trabalham na iniciativa privada e estão em contato direto com os animais nas propriedades. Os médicos veterinários assim, são responsáveis pela identificação e notificação das mais variadas doenças que possam causar prejuízos ao agronegócio pecuário dos equídeos. Os profissionais envolvidos com esse trabalho são ficais sanitários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Os fiscais dessa área vêm desenvolvendo um bom trabalho com o plantel cuidado. Porém, tem-se o lado negativo que limita a atuação apenas às propriedades em que realizam seus serviços profissionais para os quais são contratados.
A uma falha nesse programa, pois os animais abandonados e os proprietários que não tem dinheiro para pagar ficam fora das avaliações de saúde animal. Assim, esses animais que não são avaliados colocam em riscos a saúde dos animais que são avaliados.
Fonte: RBMV + Equina
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?