Ferração em cavalos

Os cuidados com o casco dos cavalos é uma das maneiras de manter a saúde do animal e evitar doenças ocasionadas pelo falta de vigilância.

O animal deve ser observado por um ferrador de seis em seis semanas, a partir do primeiro ano de vida, mesmo que não haja a necessidade do uso da ferradura, os cascos devem ser aparados.

Já o uso da ferradura é recomendado para o conforto animal, tornando o trabalho menos cansativo e desconfortável e devem ser trocadas de seis em seis semanas, e os cascos também devem ser aparados.

Os cascos dos cavalos, ferrados ou não, devem ser limpos uma vez por dia. Se for observador algum problema com a ferradura ela deve ser retirada levantando o casco e utilizando o saca-rebites as pontas dos cravos devem ser cortadas, em seguida usar a turquês para separar a ferradura começando de traz para frente e finalizar o processo arrancando a ferradura puxando-a para traz.

Existem dois métodos de ferração, a frio ou a quente. Na ferração a frio a medida da ferradura tem a mesma medida do casco, e o ferrador poderá fazer acertos na forma. Já na ferração a quente, a ferradura é aquecida e encostada ao casco e a desigualdade do corte do casco que precisa ser corrigida é observada pela área chamuscada. Esta parte do casco pode ser queimada e pregada sem que o cavalo se sinta dores, pois nessa área não há nervos.

Os tipos de ferraduras são as de aço, mais comuns; as ferraduras de alumínio que são usadas em cavalos de corrida; as ferraduras de plástico aderente usadas em cavalos que não aguentam os cravos e também existem as ferraduras ortopédicas ou cirúrgicas utilizadas em casos de laminite e de doença do navicular.

Com vários modelos existentes e observado a necessidade de cada animal, a ferradura deve ser escolhida a fim de causar-lhe conforto.

Fonte: Tudo sobre Cavalos

Adaptação: Escola do cavalo