A transferência de embriões em equinos como método de reprodução assistida possui inúmeras vantagens, tais como a possibilidade de se obter potros de éguas em situação de treinamento ou que estejam disputando alguma competição, potros de éguas com apenas dois anos ou com problemas de saúde que a impeçam de levar adiante uma gestação, bem como a geração de vários potros que seriam inviáveis em uma situação normal.
Há ainda fatores determinantes para o sucesso de uma Transferência de Embriões, o que dependerá, principalmente, da habilidade do médico veterinário.
Alguns destes fatores é a avaliação ginecológica tanto da doadora, quanto da receptora, controle do ciclo estral, lavagem uterina para a coleta do embrião, manipulação laboratorial do embrião através do microscópio, dentre outros.
São muitos os procedimentos relativos à transferência de embriões, sendo de grande importância que nenhuma etapa seja negligenciada, pois somente assim será possível atingir o resultado esperado.
Para avaliação ginecológica e manipulação laboratorial e indispensável o uso de ultrassom, microscópio e bainhas. Confira.
Fonte: Gestão no Campo