Os cavalos de corrida são os que geralmente mais sofrem com reações ósseas nas canelas, devido aos esforços nas competições. Estima-se que 70% a 80% destes animais desenvolvem estas doenças, em maior ou menor grau de gravidade.
A exostose, também conhecida como sobreossos, é uma delas. Surge como resultado de micro lesões que levam a uma reação inflamatória do osso metarcapiano com deposições ósseas irregulares, em formas de calos, nos membros inferiores de animais mais jovens. Em outras palavras, é uma resposta natural do organismo a estas lesões ou traumas, porém, com inchaços e dores, sobretudo quando o membro está em movimento ou dobrado.
O diagnóstico pode ser feito através da análise visual e apalpação, além de raio-X para conclusão exata, pois nem todos os sobreossos podem estar atrelados à doença.
O tratamento passa pelo repouso absoluto e diminuição das atividades físicas. O uso de medicamentos anti-inflamatórios é bastante comum, além de gelo, corticoides e bandagens.
Cada caso segue uma linha de tratamento, sendo que somente um profissional capacitado poderá prescrever o melhor caminho para a cura. Saiba mais.
Fonte: Blogspot