Na criação de cavalos, um dos procedimentos corriqueiros realizados na clínica médica ou ortopédica é o exame de claudicação em equinos. A claudicação é uma alteração no sistema locomotor com aparecimento de variados sinais clínicos. Para diagnosticar, são usadas técnicas que verificam a existência desse problema recorrente em animais de competição e que praticam atividades físicas.
Afetando diretamente o bem-estar do cavalo, essa patologia pode deixar o animal manco, com desempenho baixo em suas atividades, sentindo dores, com evidentes traumas e também sustentando frequentemente o corpo em apenas uma das patas.
Existem quatro formas de claudicação que se diferem a partir da intensidade e dos exercícios realizados pelo cavalo.
- Claudicação do membro de apoio – problema está ligado ao fato de o animal sustentar-se em uma pata;
- Claudicação do membro de suspensão – músculos, tendões, membrana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais e túneis fechados revestidos por membrana sinovial que secreta líquido sinovial podem estar com modificações;
- Claudicação mista – junção de modificações nos membros de apoio ou suspensão;
- Claudicação complementar – disposição errada do peso nos membros.
O exame de claudicação em equinos executado por profissionais capacitados será imprescindível para diagnosticar qual o tipo que acomete o animal. Continue a leitura deste texto e saiba como é feita a análise do problema, como o diagnóstico preciso é fundamental e o exame em movimento auxilia na precisão.
Como é realizado o exame de claudicação em equinos por meio da análise de movimento?
É fundamental que a investigação seja exata, visto que, como apresentamos, as causas são distintas. Durante o diagnóstico, o médico veterinário precisa averiguar as condições da anatomia e fisiologia do animal, o grau de dor, questões comportamentais, bem como cruzar dados sobre o cotidiano do cavalo.
Para realização do exame de claudicação em equinos, é necessário seguir algumas fases. Inicialmente, deve-se fazer a anamnese, ou seja, o dono do animal precisa detalhar aspectos observados, alterações na rotina e questões comportamentais. Precisa-se testar a flexão dos membros e articulações para perceber locais com inflamação e onde o animal reage e sente dor.
Com ajuda do exame clínico meticuloso, localiza-se o local lesionado e aplica-se, precisamente, determinados fármacos. Cabe ainda ao profissional conduzir a avaliação por meio de exames de imagem. Essas técnicas, como a ultrassonografia e o raio-x, permitem saber com detalhes a situação dos membros, completar a análise e ter rapidez para detectar o problema.
Por meio da análise em movimento durante o exame, é possível saber quais são os membros afetados e o impacto da claudicação. Em casos leves, torna-se mais difícil a avaliação a olho nu. Porém, visualmente é possível perceber o trotado e a corrida. Nesse momento, recomenda-se colocar o cavalo para caminhar em círculos e perceber se há mudanças.
A análise em movimento precisa ser feita para observar atentamente o comportamento do cavalo. Por isso, os veterinários devem se capacitar nesse tipo de diagnóstico para ter um olhar aguçado, tendo em vista que complementa a precisão da investigação.
Participação da análise em movimento no diagnóstico
O médico veterinário preparado consegue distinguir, através do exame de claudicação em equinos em movimento, qual é o membro com problema. O exame inclui também simular atividades cotidianas do animal para visualizar as variações.
A análise em movimento possibilita diagnosticar assimetrias entre o galopar e trotar do cavalo. Outro ponto é fazer os movimentos com diferentes graus de intensidade de tal forma que se consiga reconhecer outras mudanças nos membros e atestar o nível de claudicação. É crucial manter atenção também aos movimentos da cabeça, visto que sinalizam qual membro está afetado.
Após essa apresentação sobre como é realizado e o que é observado durante o exame de claudicação em equino feito em movimento, é fundamental aprimorar ainda mais seus conhecimentos na Medicina Veterinária. A atuação com clínica médica e ortopedia equina exige que o profissional se capacite. Por isso, faça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos e aprimore sua carreira.
Fontes: Revista Veterinária; CPT Cursos Presenciais; Shade et al. Exame de Claudicação em Equinos: Análise em Movimento.