Estresse equino

Situações de perigo, ameaças externas ou desconfortos contínuos podem desencadear nos equinos quadros de estresse, comprometendo a saúde e o desempenho do animal.

Muitos são os fatores causadores desta doença, sendo alguns exemplos, as mudanças de local, transportes, companhia de pessoas estranhas, temperaturas extremas, esforços físicos grandes, treinamentos, doma, dentre outros.

Desta maneira, acometidos por alguma destas situações, os animais podem ter a elevação dos seus níveis de cortisol, os quais podem ocasionar vários males, sendo a diminuição da imunidade um deles. Com isso, o cavalo passa a ficar suscetível a entrada de bactérias, vírus, fungos dentre outros agentes causadores de doenças em seu organismo.

Desta forma, a melhor alternativa é oferecer as melhores condições possíveis ao animal, priorizando o seu bem estar e a sua qualidade de vida. Todos os detalhes podem fazer a diferença.

Outro caminho está na medicação, sendo bastante usual a de natureza homeopática. Há no mercado várias opções para o controle do estresse de equinos.

No entanto, é recomendável seguir as orientações de um médico veterinário, que saberá prescrever o tipo e a doses exatas do que for receitado.

 

Os cuidados com a saúde dos equinos é essencial para manter o bom desempenho e desenvolvimento do animal. Saiba mais.

Fonte: Anerales