O Esparavão Ósseo em equinos é uma doença capaz de reunir várias características, afetando os ossos e articulações, sobretudo das pernas. Ela possui atributos que afetam as condições da cartilagem, a qual perde a sua capacidade de manter a firmeza das articulações (osteoartrose), e alterações da membrana que envolve o osso (periostite).
Os primeiros registros da doença podem ser detectados a partir de exames radiográficos, que encontram formações císticas nos ossos. Conforme o avanço da doença há uma atrofia de parte do aparelho locomotor; sendo que as necropsias mostram ulcerações da cartilagem pesquisada.
A doença pode se manifestar em diferentes estágios, sendo que em um deles a doença passa a receber o nome de Esparavão Oculto, que é mais silencioso, aparentemente brando e sem tantas características radiográficas, porém não menos pernicioso.
Pisos duros podem piorar os sintomas e dores do animal, sendo que o tratamento passa por repousos e medicamentos a base de anti-inflamatórios. É importante uma avaliação mecânica do animal para que seja verificada a necessidade do uso de ferração corretiva.
No primeiro sinal da doença o animal deve ser encaminhado a um médico veterinário, pois o quanto antes o Esparavão Ósseo for diagnosticado, mais chances de sucesso terá o tratamento.
Seja um profissional qualificado na área de anomalias equina e se destaque no mercado. Clique aqui.
Fonte: Portal da Educação