A Transferência de Embriões em Equinos oferece muitas vantagens, como obter avanços e melhoramento genético, a geração de potros de animais em competições, potros de éguas idosas, dentre muitos outros.
No entanto, a falta de conhecimento pode gerar nestes procedimentos resultados insatisfatórios, sendo que nem sempre o sucesso é garantido.
Erros de manejo podem afetar a transferência de embriões, sendo que animais submetidos a condições estressantes e mal alimentados podem não dar o devido retorno durante o processo.
Outro fator que está relacionado é a inobservância de forma exata do ciclo estral das éguas. Por incrível que pareça, este é um erro bastante comum e que pode comprometer a transferência.
Escolher formas corretas de armazenamento do sêmen, bem como entender as particularidades de cada raça, pode também fazer toda a diferença.
É preciso ainda saber avaliar o escore corporal dos animais, sendo que muitas vezes são utilizados animais inaptos para o procedimento.
Por isso, investir em informação e conhecimento sobre o tema será a melhor garantia de sucesso de projetos de reprodução assistida.
A preparação do profissional com os devidos equipamentos referentes a técnica também faz toda a diferença. Confira.
Fonte: Compre Rural