A encefalomielite é uma doença que acomete os equinos, caudada por um vírus, tem como fonte de infecção as aves silvestres infectadas e como tem como via de transmissão indireta vetores do mosquito Culexsppe Aedesspp.
Os sintomas característicos da doença são: febre, cefaleia, conjuntivite, vômito, porém os sintomas neurológicos são mais observados, estes caracterizados pela depressão, extremidades separadas, cabeça voltada ao solo e lábios flácidos, andar em círculos, inquietude, falta de coordenação motora, sonolência, bate em obstáculos, perde sentido de orientação, cabeça apoiada em cercas durante a fase letárgica.
Observado os sintomas o médico veterinário deve ser consultado, pois assim é possível um diagnóstico preciso a partir do isolamento do vírus pelo método da sorologia.
Não existe tratamento específico para a doença, apenas os sintomas são tratados controlando dessa forma o mal star sentido. E também, a melhor forma de tratamento é o controle da doença através da vacinação de todo o plantel. Todos os cuidados com a doença devem ser tomados, uma vez que, a encefalomielite também pode acometer os seres humanos.
Quais as emergências relacionadas ao cavalo?
Qual estrutura ideal para os primeiros socorros?
Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos para equinos.
Fonte: Mgar
Adaptação: Escola do Cavalo