Para um resultado positivo ou reflexos negativos no desempenho dos cavalos atletas, é importante a escolha correta e o uso de embocadura. O modelo, peso, tamanho e a matéria prima da embocadura fazem grande diferença no animal durante o desenvolvimento de uma atividade esportiva.
Quando não se sabe qual embocadura escolher é necessário testar os diferentes tipos existentes, para definir a melhor que se ajusta ao animal. As embocaduras podem ser de ação branda e moderada, ou ainda, o freio convencional.
Os principais tipos de embocadura são: bridão que é mais gentil e menos agressivo ao animal, trabalha através da pressão nas comissuras labiais com pressão complementar nas barras e sobre a língua; os freios podem ser suaves ou severos variando de acordo com o design, atua com pressão sobre as comissuras labiais, melhorando a flexão da nuca; os hackamores que não possui bocal atuam com pressão no focinho e chanfro e não na boca, pode ser utilizados por pessoas experientes sem nenhum risco.
Para a escolha ideal é sempre importante avaliar se o animal está respondendo corretamente todos os comandos. Sempre que houver reação negativa do cavalo é importante avaliar seus dentes, boca e língua para constatar se não existem machucados. As embocaduras corretas a serem utilizadas irão variar de acordo com cada animal.
O uso de embocaduras corretas auxilia no adestramento do animal. Saiba mais.
Fonte: Informativo Equestre