Bardoto é o animal híbrido que surge como resultado do cruzamento de duas diferentes espécies, o cavalo e a jumenta. E mais, são animais estéreis, justamente em função de derivarem do cruzamento de espécies diferentes. De forma mais detalhada, o cavalo conta com 64 cromossomos e o jumento 62, assim, o resultado são filhos com 63 cromossomos.
Para égua prenha de jumento, o tempo médio de gestação é de 360 a 375 ou mais dias, enquanto leva de 335 a 345 dias o período para nascer o filhote da reprodução entre cavalo e égua. Do cruzamento do jumento com a égua nasce o burro ou se fêmea, a mula. Jumento, asno e jegue são sinônimos para o mesmo animal, da espécie Equus asinus. Jegue é uma adaptação de “jack”, uma das palavras para asno em inglês.
Principais características do bardoto
Quando comparado aos muares os bardotos apresentam algumas características próprias. Abaixo listamos as principais. Confira:
- São mais calmos;
- Orelha mais curta;
- Cabeça mais curta;
- Ossatura mais grossa;
- Narinas mais longas e fechadas;
- Cascos mais “encastelados” (em pé);
- Região acima do olho (arcada supra orbitária) mais saliente.
Se a comparação for em relação aos cavalos, o bardoto é considerado um animal mais forte e suporta trabalhos que exigem maior esforço físico. Aliás, sua capacidade de recuperação também é mais elevada e rápida. Eles costumam ingerir menos água do que o cavalo e maior quantidade de alimentos fibrosos e saudáveis.
Por que é tão difícil de encontrar esses animais?
Um dos principais motivos para o baixo número de bardotos encontrados está relacionado com o alto risco envolvido na gravidez das jumentas. Elas são menores do que as éguas e quando se cruzam com cavalos, os filhotes costumam apresentar tamanho avantajado. Assim, são maiores as chances de ocorrerem complicações durante o parto, colocando a vida dos animais em risco.
Tendo conhecimento sobre esse fator, muitos criadores evitam realizar esse tipo de cruzamento. Outro fator importante é que na criação de bardotos é comum observar garanhões que não conseguem fecundar. E mais, eles não conseguem cobrir ou vencer a cérvix da jumenta.
Diferença entre burro e bardoto
Se te perguntassem sobre a diferença entre burro e bardoto você saberia responder com clareza? Se a resposta for negativa, não se preocupe. Existem tantas espécies animais pelo mundo afora que não é tarefa tão fácil diferenciá-las. O bardoto nós já sabemos que é o resultado do cruzamento entre o cavalo e a jumenta. O burro tem sua origem no cruzamento entre um jegue/jumento/asno e uma égua. Desta forma, quando o filhote resultante deste cruzamento nasceu machado é denominado burro. Se ao invés de macho, nasce uma fêmea, ela é denominada mula.
O ponto em comum entre o burro e o bardoto é a força e resistência, visto que ambos suportam trabalhos intensos. Mas como já citamos o cruzamento entre o cavalo e a jumenta não são comuns. Assim, em diversas regiões é mais frequente ver o uso de burros do que dos bardotos. Para finalizar com chave de ouro esse tópico fizemos uma breve revisão. Com certeza ficará mais fácil distinguir. Confira:
Burro/Mula (muares) = Cruzamento entre jumento e égua/ ou entre cavalo e jumenta
Bardoto = Cruzamento entre cavalo e jumenta
Jumento = asno = Jegue (mesma espécie)
Torne-se um especialista no mundo equestre
Como sabemos que você ama o mundo equestre trouxemos uma super dica, nos cursos de equinocultura do CPT Cursos Presenciais, você tem a oportunidade de aprender na prática sobre a área que mais ama. E o melhor, com os melhores especialistas no assunto, são mestres e doutores oferecendo treinamento prático individualizado. Corra para verificar a agenda com as datas dos cursos e fazer parte de um grupo seleto de alunos. Clique no banner abaixo e confira as informações.
Fonte: Globo rural, Qc animais e Revista Horse