Doenças de cascos em equinos: como prevenir

Os cascos dos equinos precisam ser constantemente monitorados, principalmente pela importância que desempenham, como a sustentação do peso do animal, amortecimento do impacto e equilíbrio.

Essa é uma região constantemente desgastada, por isso nunca é demais pensar nos cuidados para se evitar possíveis doenças.

Uma delas é a rachadura, ocasionada principalmente por conta de chãos duros. A melhor maneira é evitar que o animal fique muito tempo nestes ambientes. Mas quando for o caso, é imprescindível a utilização das ferraduras.

Outra doença muito comum é o sapinho, infecção causada por bactérias. Ocorre geralmente em ambientes úmidos e sujos. A melhor forma de evitar este tipo de doença e cuidar da limpeza dos estabelecimentos e impedir a formação de poças.

Podemos citar ainda a laminite como uma das doenças mais conhecidas. Ela afeta a lâmina do casco e algumas vezes passa despercebida. Uma das formas de identificar uma das doenças é através de exames por imagem.

Estes são apenas alguns exemplos de doença e cuidados básicos nos cascos dos equinos, sendo que vale a pena que os criadores destes animais tenham conhecimento sobre os melhores métodos de cuidados e prevenção.

Saiba quais os exames pode auxiliar o profissional nestes casos. Confira.

Fonte: Compre Rural