A Borreliose de Lyme, também conhecida simplesmente como Doença de Lyme, é uma enfermidade transmitida por carrapato, e que vem desafiando a literatura médica veterinária.
Essa enfermidade é responsável pelas infecções e inflamações generalizadas nas articulações, problemas neurológicos, claudicação, rigidez muscular, abortos neurológicos, dentre outros.
Descoberta nos Estados Unidos em 1975, a doença foi diagnosticada no Brasil somente em 1992, comprovando o seu potencial destrutivo infeccioso, que derruba em pouco tempo o sistema imunológico.
O diagnóstico é realizado por reconhecimentos dos sinais clínicos, histórico e análise em laboratórios, que detectam a presença de determinados tipos de anticorpos que passam a atuar contra o causador da enfermidade.
Já o tratamento passa pelo uso de antibióticos especiais e que visam frear as infecções. Sendo a prevenção feita através do controle dos vetores, por meio de ações de manejo direcionadas, como a higienização das baias, e monitoramento constante dos animais.
Saiba como agir diante dessa e outras enfermidades que afetam as criações de equinos. Confira.
Fonte: Informativo Equestre