A doença de Lyme também conhecida como Borreliose de Lyme-Símile, é uma zoonose transmitida por carrapatos do complexo Ixodesricinus.
A doença possui caráter altamente mórbido e recorrente nos seres humanos e é capaz de desenvolver muitas complicações sistêmicas como, afecções articulares, cardíacas, oftálmicas e neurológicas.
A infecção é geralmente adquirida por meio de larvas ou ninfas de carrapatos que aderem aos animais, ao se estabelecer geram infecções crônicas que ocasionam febre e letargia, artrite, claudicação, rigidez muscular, abortamento, meningorradiculoneurite e encefalite, uveíte e a morte prematura de potros.
Observado os sintomas, o diagnóstico mais comum é realizado pela detecção de anticorpos, os mais frequentes são os testes de imunofluorescência (IFA) e ELISA. O tratamento é feito a base de remédios como a oxitetraciclina.
Por ser uma zoonose, o controle dos vetores e o tratamento dos equinos infectados não se restringe somente ao cavalo, pois a manutenção de animais infectados se reflete em uma questão de saúde pública.
Saiba diagnosticar e tratar doenças em equinos. Clique aqui
Aprenda como proceder em casos de emergência em equinos. Clique aqui
Saiba diferenciar o animal saudável do animal doente. Clique aqui
Fonte: Revista + Equina
Adaptação: Escola do Cavalo