Quando o equino começar a demostrar sinais de inquietação, se contorcendo com as costas apoiadas no chão, sapatear, urinar em demasia, pode ser que ele esteja com cólica, uma das doenças mais comuns do aparelho digestivo e responsável por grande parte dos atendimentos de médicos veterinários.
Também conhecida como abdômen agudo equino, a doença causa intensas dores no animal, atrapalhando consideravelmente a produtividade e o desempenho do mesmo.
As causas desta doença são variadas, podendo ir desde a alimentação inadequada até a baixa capacidade de trituração dos dentes, que faz com que os alimentos sejam mal digeridos.
Descobrir a causa exata do problema é um grande desafio para os profissionais da área, sendo que um dos meios essenciais para a solução do problema está no diagnóstico preciso por meio da ultrassonografia.
Através desta tecnologia, cada vez mais usada em todo o mundo, é possível ao profissional verificar com exatidão todos os detalhes da anatomia e dimensões do aparelho digestivo, contribuindo de forma substancial para a prescrição correta dos medicamentos.
Conheça alguns dos modelos de ultrassom mais usados para esse tipo de diagnóstico. Clique aqui.
Fonte: InfoEscola