A habronemose cutânea que também é conhecida como esponja ou feridas de verão é ocasionada por parasitas que acometem os equídeos. O agente etiológico é o Habronemamuscae, Habronemamajus e Draschiamegastoma. A afecção resulta-se da reação de hipersensibilidade às larvas na pele, como ocorre em alguns tipos de alergias. A habronemose ocorre em machos e fêmeas de qualquer idade, mas nos machos o pênis e prepúcio são áreas frequentemente afetadas.
Os hospedeiros intermediários são as moscas, porque quando as larvas são eliminadas nas fezes as moscas se alimentam e depois depositam as larvas novamente na pele do animal.
Com o desenvolvimento da doença aparecem pequenas lesões nas pápulas com centro erodido,com a evolução podem atingir 30 centímetros de diâmetro em poucos meses, as feridas tem aspecto esponjoso, róseo e sangra facilmente.
Observado os sintomas a doença é confirmada com a biópsia ou raspagem de pele. Otratamentodá-se com a associação de agentes sistêmicos e locais, com o objetivo dematar as larvas presentes no estômago, controlando a inflamação das feridas. É precisofazer a vermifugaçãodo animal, manter a ferida coberta evitando infecções secundárias, traumatismos e novas infestações.
A prevenção se dá através da destinação adequada das fezes para esterqueiras ou locais que dificultem as moscas de encontrarem animais onde possam depositar as larvas; administrar anti-helmínticos periódicos e também utilizar armadilhas contra as moscas.
Como realizar a avaliação pré-anestésica? Conheça a farmacologia de tranquilizantes e anestésicos. Confira! Os Melhores equipamentos para grandes animais. Confira.
Fonte: Equipe Veterinária UFV
Adaptação: Escola do Cavalo