A origem do Cavalo Quarto de Milha remete aos Estados Unidos, no ano de 1600, por conta do cruzamento de animais da raça árabe e turca. As características mais marcantes deste animal são a força, velocidade e versatilidade.
No Brasil o Quarto de Milha chegou por volta dos anos 1950, por conta da importação de seis animais. Com o tempo, a pressão de empresários para esse ramo cresceu.
De temperamento dócil e pelagem variada, possui trote elegante e é muito utilizado em esportes equestres, sendo um dos principais animais de competições olímpicas, além de leilões por todo o país.
De acordo com a Associação Brasileira dos Quarto de Milha (ABQM), fundada em 1969, em São Paulo, existem atualmente cerca de 285 mil animais desta raça espalhados em dezenas de haras.
A criação deste animal vem envolvendo uma vasta gama de veterinários, cuidadores, zootecnistas e empresários que atuam em diferentes estabelecimentos, totalizando quase cerca de 300 mil empregos diretos.
O profissional da área conta com o auxilio de equipamentos adequados para cuidados e manutenção do animal. Clique e confira.
Fonte: ABQM