Cuidados higiênicos para equinos

Os equinos são animais que assim como outros, necessitam de cuidados especiais em relação à higiene. É preciso fazer a limpeza frequente dos animais conservando sua saúde, os cuidados que devem ser tomados se relacionam a pele, pelo e patas dos animais.

Os cuidados destinados aos animais trazem grandes benefícios, as vantagens observadas são eliminação da sujeira, a limpeza funciona como massagem, a limpeza ajuda a tonificar os músculos, ativa a circulação, além de aprofundar a relação de confiança entre o animal e o dono.

Os cuidados com a pelagem devem ser feitos com a escova (almofaça de borracha) que remove lama e marcas de suor, ativando a circulação e libertando a tensão dos músculos. A escovagem deve ser feita em círculos, com início no topo do pescoço até à cernelha, dorso e a garupa, e só no final no sentido do pelo.

O focinho dos animais deve ser escovado com a cardoa ou escova de fios macios, retirando a sujeira das bordas das orelhas e no resto do focinho em geral. Os olhos devem ser protegidos do pó que se solta, para isso pode-se usar uma esponja úmida.

As patas devem ser limpas com o ferro de cascos, a sujeira acumulada na ferradura deve ser retirada, sempre observar se os cascos estão saudáveis ou se apresentam sinais de infecção ou rachaduras.

O banho é importante, mas é somente recomendável no período do verão, pois a pele demora dias para repor os óleos que a protegem, fazendo com o cavalo esteja mais vulnerável ao frio e chuva. Lavar com água e shampoo, próprio para o cavalo, começando pelas patas e por último o dorso, depois enxaguar e secar.

Fonte: Mundo dos Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Odontologia Equina