Segundo estudos na área, mais de 80% das manqueiras das partes baixas dos membros e dos cascos são causadas por negligência e falta de cuidados com os animais. A vida útil do cavalo é um retorno em longo prazo no investimento do produtor. Quando não há preocupação com a sanidade dos cascos, a perda do investimento acontece rapidamente.
Os cuidados destinados aos cascos evita a perda da utilidade, performance e resistência dos animais, além da perda da vontade de trabalhar e cooperar com as atividades desenvolvidas por eles.
Os cascos apresentam rápido crescimento e constantemente, assim precisam de atenção regularmente. O casqueamento deve ser feito com frequência, e em hipótese alguma a ferradura deve ser trocada somente quando cai, existe um prazo determinado para realizar essa atividade.
É importante aprender o máximo sobre cascos, e também educar os potros para que eles fiquem mansos e facilitem o casqueamento. É importante não confundir a responsabilidade do ferrador com a do médico veterinário, os dois profissionais devem trabalhar juntos.
Fonte: www.criareplantar.com.br/pecuaria/lerTexto.php?categoria=18&id=58 Realização do Exame de triagem através da Ultrassonografia Transretal e Transabdominal Laparotomia exploratória pela linha mediana.