Cuidados com os cascos dos cavalos: Essenciais para a saúde e desenvolvimento do animal

Cuidados básicos para os cascos do cavaloOs cuidados com os cascos dos cavalos são essenciais a uma boa saúde e desenvolvimento do animal, é bom que o ferrador inspecione os animais desde os primeiros anos de vida de seis em seis semanas, mesmo que o animal não tenha ferradura, o trabalho do ferrador de aparar os cascos é importante.Também deve-se aparar os cascos dos animais ferrados de seis em seis semanas.

 Os cascos dos cavalos devem ser limpos pelo menos uma vez ao dia. Se for preciso retirar a ferradura três passos devem ser seguidos: levantar o casco e, utilizando um saca-ribites, cortar as pontas dos cravos que estão dobradas para fora; usar a turquês a fim de separar a ferradura do casco, começando do talão (atrás) para a pinça (frente); segurar a ferradura pela frente com a turquês e puxar para trás.

Os métodos de ferração podem ser a quente ou a frio. A frio a medida das ferraduras é a mesma do casco, o ferrador fará os acertos de acordo com a sua forma. Já na ferração a quente, a ferradura é aquecida e encostada no casco, assim as desigualdades do corte do casco que precisam ser corrigidas antes de colocada a ferradura são reveladas pela área chamuscada.

As ferraduras utilizadas podem ser de aço, alumínio, plástico aderente, ferraduras ortopédicas ou cirúrgicas que são utilizadas em casos de laminite ou doença do navicular. Cabe ao ferrador indicar o melhor tipo de ferradura e de ferragem de acordo com às necessidades e uso dos animais.

Quais são as características das claudicações equinas?

Conheça as estruturas distais ao carpo e jarrete. Confira!

Quais os principais hábitos dos equinos?

Fonte: Tudo Sobre Cavalo

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos