Cuidados com a saúde bucal dos potros

Uma parcela considerável dos atendimentos veterinários voltados para os equinos estão relacionados à dentição. Isso porque nas últimas décadas, aumentou a conscientização dos criadores destes animais sobre a importância da saúde bucal dos mesmos. Assim, já é mais do que compreendido que problemas dentários são fatores determinantes para a queda do desempenho dos animais, em virtude das dores e desconfortos, principalmente de cavalos esportistas.

Especialistas recomendam que a atenção a este item seja iniciada logo a partir do nascimento do animal, quando os dentes estão sendo formados, até o período de 5 anos.

É nesta fase que é possível detectar possíveis deformidades e alterações congênitas, de modo que prescrito um caminho imediato para que seja garantida a saúde futura do animal.

O profissional que atua nesta área deve ter em sua formação o conhecimento necessário sobre como lidar com esta fase dos potros.

A partir do nascimento e em média até seus 5 anos, acontecem algumas mudanças notáveis na boca do equino, é neste período que  os exames odontológicos são essenciais para a boa formação dos dentes. Depois que sua dentição estiver completa a necessidade de fazer exames é anual. Confira.

Fonte: Informativo Equestre