A reivindicação contra o governo federal partiu das lideranças que representam os criadores de cavalos. O vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Antônio Sérgio Barbosa, explica que o fato de o animal ser considerado de estimação reflete diretamente nos custos dos criatórios. Ainda segundo ele o Manual de Crédito Rural não caracteriza o equino como pecuária bovina e sim como pet. Isso acarreta em juros diferentes impossibilitando os benefícios do crédito rural. “Ainda não conseguimos colocar o cavalo como uma ferramenta de trabalho”, diz ele.
Estudos feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em 2009 apontam que a criação de cavalos geram cerca de 4 milhões de empregos, diretos e indiretos, movimentando mais de 7 bilhões. São mais de 6 milhões de cavalos, sendo que 80% são destinados ao uso nas atividades de pecuária de corte. O estudo, que está sendo deferido, já aponta um crescimento de 20%.
Barbosa explica que, para alimentar os cavalos, os criadores pagam 40% mais impostos do que para o rebanho bovino. “A ração para cavalo é penalizada como ração de cachorro e isso não tem lógica”, salienta.
Ele revela ter conseguido um contrato para custeio da atividade por meio do Banco do Brasil, utilizando a característica de pecuária bovina. Entretanto, não foi possível repetir. “O contrato foi firmado em 2009 e depois não consegui renovar. O que nos interessa é o custeio pecuário equino, para que a atividade seja subsidiada e auxiliada pelo governo. Ela presta serviços relevantes para a pecuária nacional”, ressalta.
A ABCCMM espera que em sejam feitas mudança nesse cenário. “A primeira frente é caracterizar o cavalo como atividade produtora e jogar no Manual de Crédito Rural, para ter benefícios. Principalmente custeio e a parte tributária, que é descaracterizar o animal como sendo de estimação”, avalia.
Fonte: Canal Rural
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos (Alimentos e Alimentação)
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
A importância da Flexão no Adestramento do Cavalo Mangalarga-Marchador
Você sabe identificar a idade dos equinos?
Origem da raça Mangalarga Marchador
Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!
Digite seu endereço de e-mail: