A odontologia equina é uma área de grande crescimento dentro da Medicina Veterinária, e por realizar trabalhos de relativa importância é essencial que profissionais e criadores entendam sobre o assunto, visando sempre o bem-estar dos animais.
Os dentes dos equinos crescem em média, por ano, de 0,3 a 0,4 mm ao final da data os dentes superiores e inferiores chegam a aproximadamente centímetro de crescimento. Neste processo, os dentes se mantêm sempre no mesmo tamanho, devido ao desgaste que acontece todos os dias através do processo de mastigação.
Podem ocorrer durante a vida do animal muitas falhas com a arcada dentária, seja por queda ou por algum tipo de lesão. Para compensar as falhas, o dente da arcada oposta, cresce para preencher podendo ocasionar pontas de dentes que venham ferir a boca do animal, além de dificultar a mastigação.
Dependendo da falha pode haver ganchos nos dentes, especialmente nos primeiros pré-molares e nos últimos molares. Os ganhos fazem com que a embocadura bata nos dentes e machuque boca do animal. Outros problemas podem surgir quando não há os devidos cuidados com a arcada dentária dos equinos, e por isso é muito importante que o profissional se capacite na área, e também que o produtor conheça os sinais e cuidados necessários para evitar moléstias destes tipos.
Fonte: http://equipeveterinariafv2010.blogspot.com.br Qual a relação da odontologia equina e a gastroenterologia? Quais as doenças dentárias são as desordens orais mais comuns nos equídeos? Shop Veterinário: Melhores produtos para equinos, você encontra aqui.Confira!