O correto manejo nutricional de equinos é um desafio constante para os proprietários destes animais, já que o bom desempenho, saúde e qualidade de vida dos mesmos dependem, em grande parte, deste item tão importante.
A dor, por conta de alguma doença ou afecção, é responsável em grande parte dos casos de diminuição do peso, já que nesta situação o cavalo ou a égua quase sempre rejeita os alimentos. Por isso a atenção à saúde e a nutrição devem sempre andar de mãos dadas.
Durante certas crises gástricas, é preciso que o profissional saiba também mudar o tipo de alimentação, como forma de neutralizar os ácidos produzidos no estômago. Isso, obviamente, além do tratamento realizado por medicamentos.
É preciso que saiba ainda sobre a exata dosagem dos volumosos, alimentos úmidos, grãos e vitaminas para cada fase de vida do animal, sendo ele voltado para diferentes funções, e de acordo com as necessidades fisiológicas.
Estes são apenas alguns exemplos de demandas e estratégias no dia-a-dia do profissional especializado em nutrição, que deve ser capacitado a lidar com essas diferentes situações.
Conhecer as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos equinos faz toda diferença num processo de bem-estar e qualidade de vida.
Não perca tempo! Garanta o melhor desempenho com algumas técnicas simples. Confira aqui.
Fonte: Rural Centro