A qualidade da marcha pode ser melhorada a partir da conformação. A raça Mangalarga Marchador foi descaracterizada, em seu biotipo funcional, pelas várias infusões de sangues exóticos. Sua originalidade deveria ser mantida, como sendo a do MTAD – Marcha de Tríplices Apoios Definidos. A função atlética de cada raça é determinada pelo seu biotipo característico.
Quarto de Milha – especialista nas corridas de um quarto de milha, tem anteriores curtos e posteriores altos, massa muscular volumosa, tronco mais brevelíneo nos animais de trabalho e, ao contrário, de mediolíneo a longelíneo nos animais de corrida;
Puro Sangue Inglês – especialista nas corridas de longa distância, tem grande porte, conjunto de frente leve, tronco esguio, longelíneo, membros refinados, posteriores de grande comprimento;
Bretão – especialista na tração e atrelagem, tem grande porte, conjunto de frente volumoso, tronco brevelíneo, ossos grandes nos membros, massa muscular bem desenvolvida.
Mangalarga Marchador – A função original sempre foi para serviços de campo e cavalgadas de transporte. Posteriormente, o uso em serviços de campo foi reduzido, devido à mecanização das fazendas. Paralelamente, com o aumento do êxodo rural, o uso em passeios e cavalgadas de lazer ganhou adesão do maior número de usuários, como forma de amenizar o estresse da vida urbana. Uma minoria usa o cavalo em práticas esportivas, que exigem maior domínio da equitação e cavalos de biotipo funcional específico.
O Biotipo Funcional significa a forma em relação à função. Pode ser entendido como o “true type” do cavalo Mangalarga Marchador, acrescido da expressão maior da caracterização racial. Os indicativos são vários, que se interagem para favorecer a qualidade da marcha.
Faz-se referência à autêntica marcha de um cavalo de passeio e cavalgada, que não pode ser a marcha diagonalizada e outros andamentos transicionais que vêm sendo valorizados nas exposições. Estes andamentos, de fortes atritos verticais, são rejeitados pela maioria dos usuários. Lazer é sinônimo de conforto.
O importante é saber interpretar corretamente, e valorizar, o biotipo correlacionado com a autêntica marcha do cavalo Mangalarga Marchador.
Fonte: Marchador Web
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Cavalo é sacrificado no Campeonato Mundial de turfe em Dubai