A relação de seres humanos com cavalos vem de longa data. Historicamente, esses animais foram fundamentais para o desenvolvimento de civilizações, guerras e transporte de pessoas entre cidades. Hoje, a interação ainda é muito forte e, mais do que trabalho, os equinos estão ligados a esporte e lazer, com modalidade como o hipismo e equitação.
Apesar de muitas pessoas confundirem, o hipismo e a equitação não são sinônimos, tratam-se de duas atividades relacionadas, porém distintas. Você sabe qual é a diferença entre eles?
Tanto o hipismo quanto a equitação são modalidades esportivas que promovem fortalecimento do vínculo homem – animal, além de ser uma atividade de lazer que proporciona bem-estar e relaxamento e podem, inclusive, serem utilizadas como equoterapia.
Neste artigo vamos explicar as características do hipismo e da equitação e ainda citar outros esportes para quem gosta de montar a cavalo. Confira:
O que é equitação?
A equitação é uma técnica de montaria em cavalos que, por muitos, é considerada uma arte, afinal, é preciso muito equilíbrio e concentração, além de saber como lidar com o animal de forma gentil.
Pode-se dizer ainda que a equitação é a técnica mais básica para quem deseja aprender a montar equinos de forma segura. É também o primeiro passo para se tornar praticamente de esportes equestres de forma profissional.
A equitação, então, proporciona mais segurança melhorando o relacionamento entre o conjunto homem e cavaleiro /amazona. Também é uma excelente forma de trabalhar a concentração e o respeito pelos animais.
O que é Hipismo?
O hipismo, por outro lado, trata-se de uma modalidade de esporte equestre que promove o desenvolvimento da equitação. No entanto, mescla ações técnicas voltadas para o plano e salto.
Uma das principais diferenças existentes entre hipismo e equitação é o desafio constante pelo qual o aluno passa. Devido a alta exigência de domínio do animal, é preciso muita eficiência e técnica.
Outro fato importante sobre o hipismo é que se trata de um esporte que surgiu com a prática de caça pelos ingleses e hoje se tornou um esporte olímpico. Vale destacar que, nas olimpíadas, não há distinção entre gênero e idade. Ou seja, homens e mulheres podem competir na mesma categoria, independente da idade.
Ademais, esse também é um esporte para quem ama cavalos e quer aprender a conviver ainda melhor com esses animais. No entanto, por se tratar de uma atividade que envolve mais movimentos, é recomendado o uso de equipamento de proteção.
Outros esportes equestres
Além de hipismo e equitação, amantes de esportes equestres têm ainda muitas opções para colocar em prática, de acordo com o perfil e interesses. A seguir, listamos algumas delas:
- saltos equestres;
- doma clássica;
- cross country;
- corrida de galope;
- polo
- pato
- jogo de piqueta;
- atrelagem
- enduro;
- rédeas.
E aí, gostou de saber as diferenças entre hipismo e equitação?
Se você nunca montou um cavalo e quer iniciar na prática, o recomendo é começar por aulas de monta e, acima de tudo, aprender a lidar com o animal, considerando suas necessidades e comportamento. Quando se sentir seguro, tenha as primeiras aulas de equitação, e por fim, quando sentir que já atingiu um bom desempenho, poderá evoluir para a prática do hipismo. Desse modo, você vai poder desenvolver novas técnicas, um grau de dificuldade mais elevado com muito mais segurança e diversão!
Quer começar a praticar a monta equestre? Temos uma dica especial para você:
Curso Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Fonte: Mundo Ecologia e Curta Lagoa