Os equinos de alta performance devem contar com um programa de nutrição planejado por profissionais especializados, capazes de identificar as reais necessidades destes animais em termos de rações, volumosos e suplementos.
O manejo nutricional dependerá da atividade para qual o animal é designado, como por exemplo, cavalos atletas ou para leilões, reprodução, dentre outros fatores correlacionados, como idade e peso.
Este programa nutricional não deve ser inflexível e deve levar em consideração cada situação momentânea vivida pelo animal.
O conhecimento do profissional sobre determinados tipos de doenças também é fundamental para que o programa nutricional possa estar alinhado a estas questões.
O resultado de um bom manejo nutricional muitas vezes não é imediato, mas está no médio e longo prazo, sendo importantíssimo ainda que o animal conte com outras condições relacionadas à saúde e bem estar.
Para alcançar a eficiência nesse processo o profissional deve buscar rotineiramente por conhecimentos atualizados sobre o assunto.
Confira algumas dicas e aprenda como formular de forma correta a alimentação equina para os diversos sistemas de criação. Clique aqui.
Fonte: Gestão no campo