Os cavalos tem o sistema digestivo diferenciado, uma vez que, seu aparelho digestivo está preparado para receber pouco alimento dividido em várias refeições durante o dia.
A boa nutrição acontece com o fornecimento de uma dieta adequada que contenham os componentes essenciais, como: água, hidratos de carbono, óleos e gorduras, fibras, proteínas, minerais e vitaminas.
A água oferecida deve ser de qualidade e limpa, e a quantidade e horário dependerá do tipo de quando o animal pratica atividades. O hidrato de carbono esta presente no amido, no açúcar e alguns componentes da fibra. A maior quantidade de óleo e gordura é encontrada nas rações comerciais. As fibras estão presentes em todos os alimentos.
As proteínas decompostas são utilizadas na gravidez, na produção de leite, no crescimento e na reparação dos tecidos. Os minerais mais importantes são o cálcio e fósforo, depois magnésio, sódio, cloro e potássio, e por ultimo o cobre, ferro, selênio e zinco.
Dentre as vitaminas, as essenciais são a vitamina A, D, E, K e as do grupo B. Elas ajudam no controle das reações químicas.
Fonte: www.mundodosanimais.pt
Saiba mais sobre os princípios básicos da nutrição.
Balanceamento e manipulação dos ingredientes para equinos.