A cólica equina se caracteriza como uma doença gastrointestinal que causa dores abdominais nos equinos. Os diversos tipos de cólica são resultantes de doenças que acometem o aparelho digestivo ou outros órgãos dos animais.
Relacionada a vários fatores que vai desde a produção excessiva de gás no estômago, resultado da fermentação dos alimentos, até a obstrução ou torção do intestino, o que requer a intervenção cirúrgica, a cólica equina causa intensa dor, alterando o comportamento do animal.
A cólica pélvica ou de impacto é o termo usado quando causa a obstrução do intestino por causa de uma massa espessa de alimento. Geralmente ocorre no intestino grande em um dos flexórios. É uma cólica do tipo razoavelmente comum e na maioria dos casos resolve-se facilmente com tratamento adequado.
A causa mais comum desse tipo de cólica é quando o animal está no descanso da caixa ou consome volumes grandes da palha, ou tem a doença dental e é incapaz ao mastigar corretamente.
Geralmente é diagnosticada com o exame retal, que deve ser realizado por um médico veterinário.
Fonte: Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça FAMED/FAEF e Editora FAEF