Um problema cada vez mais recorrente e presenciado nas criações, a claudicação em cavalos é responsável por grande queda no desempenho dos animais.
Essa anomalia está relacionada a um distúrbio estrutural ou funcional que afeta o sistema locomotor dos animais, manifestando-se na alteração da postura e/ou locomoção.
A claudicação em cavalos afeta os membros anteriores e posteriores, sendo que os anteriores apresentam maior tendência à enfermidade pelo fato de receber a carga do corpo e diversos impactos das atividades exercidas.
Causas da claudicação
A claudicação pode ser desencadeada por diversos fatores e alguns estão relacionados até mesmo ao manejo errôneo por parte dos criadores.
Citamos aqui as causas mais populares e de fácil diagnóstico:
– afecções dos membros;
– traumas;
– anomalias congênitas ou adquiridas;
– distúrbios metabólicos;
– desordens circulatórias e nervosas
– alimentação errônea.
Diagnóstico da claudicação em equinos
Para que o diagnóstico seja feito sem erros é preciso que o profissional tenha conhecimento detalhado de anatomia, fisiologia da movimentação do membro, avaliação do desenho geométrico e das forças que se resultam sobre os cascos dos animais.
Técnicas como teste de flexão e cargas é aplicado para avaliar o desempenho do animal e o uso da anestesia local para confirmar ou identificar o local das dores. Mas para garantir o sucesso do processo, o uso do aparelho ultrassonográfico e também do raio-x são de extrema importância para garantir de forma prática e eficiente os resultados e conclusão do problema.
A investigação de uma claudicação pode ser simples e durar apenas alguns minutos, mas merece atenção dos envolvidos pelo fato de ter complicações e o problema estar em uma situação mais avançada.
Por isso o conhecimento aprofundado sobre o assunto é indispensável.
Quer saber como realizar diagnósticos efetivos e proporcionar o melhor tratamento ao animal?
Então confira: Colônia de Férias de Capacitação Veterinária e Agropecuária
Tenho certeza que será uma ótima experiência de capacitação no assunto.