Claudicação equina

RURAL_-_Cavalo-atleta_tem_vida_de_estrela_8O aparelho locomotor dos equinos juntamente com suas particularidades anatômicas, foi desenvolvido ao longo dos anos. O aparelho locomotor e todas as características dos equinos permite que os animais sejam usados em várias atividades de campo, lazer, tração, competições, entre outros. Com todas essas atividades os animais podem desenvolver problemas relacionados com a estrutura anatômica, o que representa a maior causa de descarte e perdas econômicas.

Dentre as moléstias que podem acometer os equinos está a claudicação, ou seja, quando há grandes desgastes dos membros locomotores em decorrência das atividades realizadas sem o devido acompanhamento.

A claudicação é uma perturbação estrutural ou funcional de um ou mais membros, pode ser visualizada quando o animal está parado ou em movimento. Geralmente, é mais visível ao trote ou galope. Algumas claudicações podem ser vistas no cavalo ao passo, enquanto as mais sutis podem não ser aparentes até que o animal seja exercitado ao trote.

Quando é observada alguma deformidade o diagnóstico é auxiliado com a realização da ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia, cintilografia nuclear, termografia e ultrassonografia.

Durante o diagnóstico é preciso observar o cavalo parado e em posição quadrupedal, uma vez que o posicionamento do membro pode evidenciar possível dor. Observar também se o animal evita colocar o peso sobre algum dos membros. Estes são sinais de possível problema de claudicação.

 

Fonte: http://ppgca.evz.ufg.br/up/67/o/2013_Gustavo_Coutinho_Seminario2corrig.pdf

 

Conheça os fundamentos básicos de endocrinologia da reprodução equina.

TE Equinos