Cavalos precisam de cuidados odontológicos, pois a mastigação, que é a primeira fase da digestão, é muito importante na quebra dos alimentos que serão processados no estômago e no intestino, portanto, cavalos podem ter dificuldade em ganhar peso ou sofrerem de cólicas ou diarréias crônicas porque apresentam problemas dentários. A longevidade do cavalo também pode aumentar com tratamentos dentários periódicos, pois otimiza a mastigação e equilibra o desgaste dentário que é normal no cavalo.
A odontologia equina vem se desenvolvendo rapidamente, muitos estudos estão sendo realizados nesta área no mundo inteiro, O dentista deve estar atualizado e ter conhecimento de todo o sistema estomatognático, que envolve todas as estruturas relacionadas à mastigação, assim como da fisiologia da mesma. Deve ter conhecimento de anestesiologia, anatomia, das diversas técnicas de ajuste oclusal conforme raça e função e das técnicas cirúrgicas existentes. Existem diversos equipamentos motorizados que devem ser utilizados com cautela pois podem causar sérios problemas.
São essenciais o entedimento e o respeito às características raciais e individuais, ou de diferentes linhagens dentro de uma raça, como no caso do Puro Sangue Lusitano, que apresenta dentro da mesma raça diferentes conformações e formatos de cabeça.
O tratamento odontológico visa não só cuidar das alterações patológicas, como também prevenir novas desordens dentárias e lacerações nas bochechas e língua e pode variar desde um simples ajuste oclusal, que é basicamente o nivelamento dos dentes, até a colocação de aparelhos ortodônticos, tratamentos endodônticos e extrações dentárias.
Fonte: Cavalos de Salto
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Odontologia Equina
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Marmelada de cavalo: por que usar essa gramínea forrageira?
Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais
Simpósio Internacional de Doenças Infecciosas, Genéticas e Metabólicas dos Equídeos (Sindeq)