Cavalos podem ajudar a combater a depressão

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a depressão é um dos maiores problemas sociais do século XXI, sendo que 7% da população mundial são portadoras deste mal. A depressão é responsável ainda pela incapacidade de milhares de pessoas, gerando enormes prejuízos para as indústrias, além de ocasionar inclusive a morte.

Como tratamento básico, conhecemos a psicoterapia e o uso de medicamentos controlados. Entretanto, há ainda outros meios que podem ajudar na cura. Um deles, apontados por especialistas, e que vem ganhando reconhecimento, são os animais, que comprovadamente exercem um papel importante neste processo.

Aliás, várias pesquisas já apontaram o cavalo como um dos animais que mais trazem benefícios aos portadores destas doenças.

De acordo com especialistas, o cavalo pode contribuir substancialmente na qualidade de vida destas pessoas, na medida em que melhora o humor, a alto estima e na eliminação do estresse. Há inclusive vários relatos de pacientes que, depois que praticaram algum esporte ou tiveram mais contato com estes animais, deixaram de tomar antidepressivos e abandonaram o quadro de depressão.

Sabe-se ainda que vários profissionais, de distintas áreas, utilizam como hobby o cavalo, crucial nos momentos de lazer e descanso, o que, obviamente, colabora para a melhora da qualidade de vida e combate a depressão.

Dentro deste contexto estaria ainda a Equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo, dentre de uma perspectiva que engloba equitação, saúde e desenvolvimento de pessoas portadoras de necessidades especiais, na medida em que promove ganhos físicos e psíquicos.

Enfim, não é difícil encontrar histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas depois que passaram a ter contato com este animal.

 

Os centros de equoterapia devem investir no adestramento de seus equinos para garantir sucesso no tratamento das doenças como a depressão. Saiba mais.

Fonte: Portal do Equino